O Movimento Cristão Liberação (MCL), criou desde a Espanha o grupo "Esperando Bento XVI" na rede social Facebook, com o objetivo de difundir a visita do Papa a Cuba e defender o direito dos cubanos a receber o Santo Padre.

"O grupo foi criado para que aqueles poderosos dentro de Cuba ou os aspirantes ao poder que têm acesso à Internet saibam que nós defendemos o direito do nosso Pastor a nos visitar e a trazer para o sofrido povo cubano a mensagem de liberdade, paz e reconciliação da qual é portador por missão", afirmou ao grupo ACI o porta-voz do MCL, Regis Iglesias Ramírez, ex-prisioneiro de consciência que vive exilado na Espanha desde agosto de 2010.

Regis Iglesias destacou a importância da visita papal. Entretanto advertiu que um "chamativo silêncio está precedendo este encontro do pastor da Igreja Universal com sua grei cubana, tanto dos meios oficiais da junta militar cubana como da nossa própria Igreja local".

"Só vozes estridentes e extremistas contra a visita de dentro e desde fora da ilha parecem opor-se (ao silêncio). Isto é muito lamentável e perigoso", advertiu.

O porta-voz do MCL disse que "pode que muitos estejam silenciando esta mensagem inclusive desde nossa própria Igreja, mas como nós também somos essa Igreja cativa levantamos nossa voz por nossa Igreja, nossos irmãos e nosso povo".

Ele recordou que em Cuba os cidadãos não têm acesso à Internet, por isso querem "que nossos pontos de vista nesse grupo de Facebook cheguem a todos os que estão impedindo que a mensagem de Bento XVI chegue ao povo cubano, queremos que nossa mensagem chegue a todos os intolerantes, os que odeiam, os que detestam nossa fé e nos detestam por defender esta fé".

"Defendendo estes argumentos estamos defendendo o verdadeiro sentir do povo cubano católico e não católico que necessita e quer escutar Sua Santidade, que necessita e quer que Bento XVI, o pastor, os acompanhe ", afirmou.

"Não vemos este importantíssimo acontecimento como algo político, para nós é uma viagem pastoral e defendemos o direito de nosso Pastor a visitar-nos, defendemos nosso direito", acrescentou.

Iglesias Ramírez explicou que o MCL "não um movimento confessional mas de caráter político e social", que reconhece suas origens católicas nas paróquias de Havana. "Inspira-nos o humanismo cristão, a Doutrina Social da Igreja e a mensagem libertadora do Evangelho", afirmou.

O grupo "Esperando Bento XVI" encontra-se em http://www.facebook.com/groups/320339154667819/