O Papa Bento XVI dará de presente uma rosa de ouro à imagem da Virgem da Caridade do Cobre, Padroeira de Cuba, durante sua histórica visita à Ilha programada de 26 a 28 de março.

Conforme informa a agência EFE segundo fontes cubanas, seria "previsível" afirmar que o Santo Padre terá uma reunião com Fidel Castro, que aos seus quase 86 anos está retirado das tarefas de governo desde 2006.

Do mesmo modo, especula-se que o atual presidente, seu irmão Raúl, poderia comparecer à Missa papal, como fez Fidel em 1998 durante a visita do Beato Papa João Paulo II.

Por outro lado, no último 25 de janeiro o governo espanhol condecorou o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega y Alamino, com a Ordem da Grande Cruz de Isabel a Católica.

A cerimônia foi realizada na residência do embaixador espanhol em Cuba, Manuel Cacho, cerimônia à qual compareceram o Núncio Dom Angelo Becci, a chefe de assuntos religiosos do Partido Comunista Cubano, Caridad Diego, entre outras autoridades.

No evento o embaixador espanhol elogiou o Cardeal "por seu esforço e dedicação" ao povo cubano, enquanto que o Cardeal elogiou a grande figura da rainha espanhola Isabel a Católica.