A comissão organizadora do 50º Congresso Eucarístico Internacional de Dublin (Irlanda), que será celebrado entre os dias 10 e 17 de junho de 2012, informou que o principal objetivo do encontro será semear as bases para a união dos cristãos.

Pela ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos -que se celebra de 18 a 25 de janeiro em todo o mundo-, o comitê decidiu lançar o programa ecumênico do futuro congresso.

Conforme informou a Rádio Vaticano, os organizadores acreditam que a ampla participação de igrejas cristãs de várias tradições será um ponto essencial do encontro tanto na preparação pastoral como no programa oficial.

O dia 11 de junho será central no encontro. Essa jornada se dedicará integralmente à reflexão do sacramento do Batismo como fio condutor entre todos os cristãos no mundo. O Arcebispo anglicano de Dublin, o Bispo M. Jackson, celebrará a "Liturgia do mundo e da água", e o representante da Igreja Ortodoxa Russa ante as instituições européias em Bruxelas, Hilarion Alfeyev, dará a homilia.

Além disso, o atual prior da comunidade ecumênica do Taizé na França, irmão Alois Löser, oferecerá uma catequese sobre o Batismo.

Por outro lado, o secretário geral do Congresso, Padre Kevin Doran, explicou que "um dos maiores desafios para os cristãos de todas as tradições na sociedade de hoje, é levar o testemunho comum de nossa fé em Jesus".

O congresso, que tem como lema "A Eucaristia: Comunhão com Cristo e entre nós", celebrará também o 50º aniversário da inauguração do Concílio do Vaticano II e busca recordar que a Igreja é uma Comunhão que vive através da Eucaristia, através da presença real do Senhor e graças àqueles que se reúnem em seu nome e entram em uma comunhão real e pessoal com Jesus.