A Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (Itália) será a sede do simpósio chamado "Para o alívio e a renovação", a ser realizado de 6 a 9 de fevereiro com a finalidade de promover ainda mais o compromisso da Igreja Católica contra os abusos sexuais.

Conforme assinala a nota da Rádio Vaticano, peritos em diversos campos como a psicologia e o direito canônico procurarão aprofundar na resposta que já dá de modo coerente e a nível global a Igreja Católica.

Do mesmo modo, no encontro se intercambiará informação sobre os recursos para atuar contra os abusos sexuais, tomando em conta a circular difundida em maio de 2011 pela Congregação para a Doutrina da Fé, na qual se solicita uma ação concreta e decidida a todas as dioceses do mundo, atendendo especialmente os afetados.

No programa destaca também o testemunho de uma vítima de abuso sexual que falará com os delegados sobre a necessidade de escutar as vítimas e sobre as mudanças necessárias para melhor enfrentar o problema.

O simpósio será inaugurado pelo Cardeal William Joseph Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e congregará bispos de 110 conferências episcopais e superiores gerais de mais de trinta ordens religiosas de todo o mundo.

Também intervirão, entre outros, Dom Charles Scicluna, Promotor de Justiça da Congregação para a Doutrina da Fé; o Pe. François-Xavier Dumortier, reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana e o Pe. Federico Lombardi, diretor da Rádio Vaticano e da Sala de Imprensa da Santa Sé.