Os ex-anglicanos de Reino Unido que entraram em comunhão com a Igreja Católica graças ao Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora do Walsingham animaram ao resto de anglicanos a unir-se à Sé de Pedro na ocasião do seu primeiro aniversário.

O passado 15 de janeiro o Ordinariato cumpriu um ano, e celebrou a adesão de mais de mil anglicanos à Igreja Católica.

Através de uma carta pastoral, o Padre Keith Newton, Ordinário de Nossa Senhora de Walsingham, agradeceu ao Papa Bento XVI por sua compreensão e apoio durante este difícil mas frutuoso período.

Assim, ele indicou que os contratempos foram superadas graças à calidez do recebimento da Sé Apostólica e o apoio de milhões de pessoas em todo mundo: "é algo que oramos e desejamos, mas se realizou para nós de uma maneira que jamais poderíamos ter imaginado".

O sacerdote sublinhou que existe uma grande necessidade de impulsionar o desafio ecumênico que defende Bento XVI e recordou que este Ordinariato "deve ser ‘um gesto profético’ para contribuir ao objetivo mais amplo da unidade visível entre a Igreja católica e a Comunhão Anglicana".

"Isto serve para nos ajudar a experimentar na prática como podemos compartilhar os dons que recebemos e fortalecer-se mutuamente nossa missão em um mundo que desesperadamente precisa ouvir as boas novas de Jesus Cristo", acrescentou.

O sacerdote considerou que a criação do Ordinariato "põe em prática as perspectivas do Santo Padre dirigidas a tornar possível que os cristãos da diferentes tradições estejam unidos em uma fé comum, expressa no Catecismo da Igreja Católica, e em comunhão com o Sucessor de Pedro".

Ele expressou que apesar das dificuldades, são muitas as pessoas que "mostraram sua alegria e satisfação por entrar na plena comunhão da Igreja Católica através do Ordinariato".

"Estamos agradecidos às congregações católicas e a inúmeras pessoas, leigos e ordenados, que nos deram seu maravilhoso apoio e ânimo durante todo o ano", "temos muito que agradecer a Deus".

"Um aniversário é uma oportunidade tanto para olhar para trás com agradecimento e olhar adiante com esperança. Foi um ano extraordinário, porque passando a outro lugar que conhecemos e amamos encontramos as boas-vinda a um novo lar na Igreja Católica", disse o Padre Newton.

Além disso, explicou que o Ordinariato está em pleno funcionamento e olha ao futuro com fé e esperança. "Numerosos homens e mulheres estão recebendo a plena comunhão da Igreja Católica através do Ordinariato", e "esperamos receber vários grupos na Semana Santa e estamos nos preparando para uma série de ordenações sacerdotais por volta de Pentecostes", assegurou.

Finalmente, com motivo da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que se celebra de 18 a 25 deste mês, o Padre Newton exortou a todos os cristãos a "orarem com urgência pela unidade da Igreja de Cristo".

Nossa Senhora de Walsingham

A comunhão anglicana sofreu uma importante ruptura interna logo depois de que algumas de suas comunidades aprovassem a ordenação de bispos homossexuais e mulheres ""bispos"". Em novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica Anglicanorum coetibus, na que estabelece o modo no qual os anglicanos que assim o desejem possam ingressar na comunhão plena da Igreja Católica.

A Santa Sé definiu a criação do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, como "uma estrutura canônica que permite uma reunião corporativa de tal modo que os ex-anglicanos podem ingressar na plena comunhão com a Igreja Católica preservando elementos de seu patrimônio anglicano".