O Papa Bento XVI ontem durante o ângelus dominical que "milhões de pessoas estão envolvidas no fenômeno das migrações, mas elas não são números!", ao celebrar-se hoje a Jornada Mundial do Emigrante e do Refugiado.

Logo após a oração do ângelus na Praça de São Pedro e diante de milhares de fiéis presentes, o Santo Padre explicou também que os migrantes "são homens e mulheres, crianças, jovens e anciãos que procuram um lugar onde viver em paz".

Bento XVI recordou que em sua mensagem para esta Jornada, voltou “a chamar a atenção sobre o tema ‘Migrações e nova evangelização’, sublinhando que os emigrantes são não só destinatários, mas também protagonistas do anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo".

"Neste contexto me alegra dirigir uma cordial saudação aos representantes das comunidades de emigrantes de Roma, presentes hoje na Praça de São Pedro", acrescentou.

O Papa também disse que de 18 a 25 deste mês de janeiro se desenvolverá a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, por isso convidou "a todos, em nível pessoal e comunitário, a unir-se espiritualmente e, onde seja possível, também de maneira tangível, para invocar de Deus o dom da plena unidade entre os discípulos de Cristo".