Um filhote de crocodilo da espécie Crocodylus rhombifer original de Cuba visitou O Papa Bento XVI na audiência geral desta quarta-feira, a pouco mais de dois meses da histórica viagem que o Santp Padre realizará à Ilha ao final de março deste ano.

No Sala Paulo VI, o raro espécime de crocodilo –protegido por um aquário térmico–, foi apresentado ao Santo Padre diante dos mais dos quatro mil peregrinos presentes.

Em um comunicado da Fundação Bioparque, encarregada do lugar onde habita o crocodilo, explica-se que depois de um período de permanência no Parque zoológico de Roma e depois de ter alcançado ótimas condições de saúde, o exemplar será restituído à sua terra de origem, coincidindo com a viagem do Papa a Cuba programado para os dias 26 a 28 de março.

A visita do jovem crocodilo ao Santo Padre no Vaticano se enquadra no marco do centenário do mencionado zoológico, que alberga a 1.200 animais.

A Fundação Bioparque de Roma, ao cuidado do animal, explicou que com esta iniciativa procuram mostrar a obra de amparo e educação ambiental que realizam. A nota diz também que em lembrança desta visita darão de presente ao Papa uma escultura de Michele Vitaloni, que mostra um ovo de tartaruga quebrando-se em representação dos numerosos nascimentos do Bioparque.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classifica o crocodilo cubano dentro das espécies criticamente ameaçadas. Sua população até o momento foi reduzida em 80 por cento e vive em uma área restringida de Cuba.

O Presidente da Fundação Bioparque, Polo Giuntarelli, explicou no comunicado que com este gesto, desejam acompanhar o Bispo de Roma em sua viagem à América Latina e disse que "o encontro com o Papa representa o selo mais prestigioso sobre nossos primeiros cem anos, e o melhor começo para um novo século de história".