O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, em sua coluna semanal, falou sobre a próxima viagem apostólica de Bento XI a México e Cuba, entre os dias 23 e 28 de março deste ano.

“O Papa demonstrou sua intenção de participar do bicentenário da independência dos países da América Latina e falou intensamente sobre o caminho de integração deste continente e de seu protagonismo emergente no contexto mundial; indicou os horizontes para um crescimento plenamente humano e para a missão continental da Nova Evangelização” - recorda o Padre Lombardi na nota divulgada hoje, 9, pela Rádio Vaticano

Bento XVI “decidiu visitar o mais populoso país hispânico para prosseguir esta celebração junto aos episcopados latino-americanos, justamente no Parque do Bicentenário, construído no exato centro geográfico do México, aos pés do monte no qual surge o Santuário nacional de Cristo Rei e de onde pode ‘abraçar’ espiritualmente todo o país” – ressaltou Padre Lombardi.

O sacerdote recorda ainda que vinte anos atrás, ao estabelecer relações diplomáticas com a Santa Sé, o México reconheceu a profunda alma católica de seu povo. “Que a viagem do Santo Padre possa ser um impulso para a superação da pobreza e da violência, esperança e paz para o México e toda a América Latina” – concluiu.