De 23 a 28 de julho de 2013, jovens católicos de todo o mundo estarão reunidos na cidade do Rio de Janeiro (RJ) junto do Papa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que pela primeira vez será realizada no Brasil. De acordo com o ministro do turismo Gastão Vieira, pelo menos dois milhões de pessoas devem participar da Jornada.

“Pelo caráter religioso e pela presença do papa Bento XVI no Brasil, a Igreja terá todo o apoio e incentivo do Ministério para a divulgação e realização do evento. Estaremos disponíveis para contribuir no que for necessário, dentro de nossas atribuições, e fazer esta edição da Jornada Mundial da Juventude uma das mais representativas para o catolicismo mundial”, afirmou Gastão Vieira em entrevista ao Portal A12 do Santuário Nacional de Aparecida.

Para o ministro Vieira, a JMJ também é um estimulante para o Turismo.

“Nosso objetivo é preparar todo o país como destino turístico, de forma sustentável, e levar em consideração os grandes eventos dos próximos anos de forma integrada. Para isso, o Ministério do Turismo trabalha para melhorar a infraestrutura turística no Brasil, a divulgação dos nossos atrativos no exterior e a promoção do turismo doméstico”, afirmou.

“As ações da pasta têm sido reforçadas em todas as regiões brasileiras, potencializando o que cada uma tem de melhor para oferecer aos visitantes. Dessa forma, destinos além das capitais estão desenvolvendo sua cadeia turística, para que os visitantes se sintam acolhidos e dispostos a retornar ao país em viagens futuras”, disse também o ministro.

“O evento oferecerá uma oportunidade fantástica de exposição turística do nosso país no exterior, especialmente aos jovens, que pela relação que têm com as novas tecnologias, como as redes sociais, serão os grandes ‘divulgadores’ do Brasil em seus países. Calculamos que pelo menos dois milhões de pessoas participem do evento, entre brasileiros e estrangeiros, o que terá grande impacto na economia do Rio de Janeiro e de outros estados”, afirmou.

O ministro garantiu que o Rio de Janeiro tem estrutura para acolher todos os peregrinos, graças à tradição de acolher grandes eventos.

“O Rio de Janeiro tem vocação natural para receber um grande número de turistas de todas as partes do mundo. A tradição na preparação dos grandes eventos – como a festa de Réveillon e o Carnaval – e a eficiência da atual política de segurança pública ratificam a competência da cidade para a realização de encontros como a Jornada Mundial da Juventude”, afirmou o ministro ao Portal A12.

Perguntado sobre a estrutura de segurança para a realização do evento, o ministro disse apenas que “essa questão está fora das atribuições do ministério”, finalizou.