O Arcebispo de Havana (Cuba), Cardeal Jaime Ortega, afirmou que na ilha existe uma grande expectativa pela visita que o Papa Bento XVI realizará entre os dias 26 a 28 de março.

"Foi uma grande alegria. É um evento muito esperado: para nós é surpreendente que o Papa tenha escolhido o nosso país junto ao México para vir à América Latina", afirmou o Cardeal em entrevista à Rádio Vaticano.

“O Papa fora convidado há muito tempo, desde a visita a Cuba do Cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone, num momento que coincidia com a posse do novo Presidente, Raul Castro, que naquela ocasião convidou calorosamente o Papa, de modo insistente, para que viesse a Cuba. Estávamos cheios de esperança e o próprio Papa, quando lhe falei desse convite, me disse trazer no coração esse desejo de vir a Cuba", assinalou o cardeal.

O Arcebispo de Havana que "já tivemos a experiência da visita de João Paulo II, que marcou a história da nossa nação cubana, que criou um antes e um depois, embora isso não seja quantificável do ponto de vista matemático, assim como as coisas do espírito não são quantificáveis.".

Bento XVI chegará à cidade de Santiago de Cuba no dia 26 de março. Durante sua viagem fará uma visita privada ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, se reunirá com o presidente Raúl Castro, com os bispos locais e celebrará duas Missas ao ar livre, uma na Praça da Revolução Antonio Macedo e outra na Praça da Revolução de Havana.