Este fim de semana, a primeira arquidiocese do País e primeira cidade católica do Brasil, recebeu neste os símbolos da Jornada Mundial da Juventude na terceira edição do Bote Fé com a presença dos símbolos da JMJ.

Segundo a arquidiocese de Salvador, cerca de mil pessoas estiveram presentes no Bote Fé, evento realizado neste domingo (18) para comemorar a chegada da Cruz peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Salvador. Ao som da banda Dominus e do Ministério Alto Louvor, crianças, jovens, adultos e idosos saíram do Campo Grande em direção à Praça Municipal, onde aconteceu o show da cantora católica Eliana Ribeiro.

“Essa é uma hora muito especial e de muitas graças de Deus. Hoje nós estamos mostrando para a cidade que vale a pena seguir Jesus”, afirmou o bispo auxiliar de Salvador, Dom Gregório Paixão

“Somos responsáveis pela oração que nasce aqui e que chega a todo o País, e este momento marcará todo o percurso da cruz até a Jornada, no Rio de Janeiro”, disse por sua parte o Arcebispo da cidade Dom Murilo Krieger em declarações reunidas pela Rádio Vaticano.

Dom Murilo, que presidiu a celebração Eucarística sob o intenso sol do domingo, falou sobre o Ícone de Nossa Senhora, afirmando que ele jamais está longe da Cruz de Cristo, pois Maria sempre esteve aos pés de seu filho crucificado.

“Devemos assumir um compromisso, abraçar esta cruz, feita do nosso pecado, do nosso passado, pois esta passagem traz a cidade de Salvador nosso verdadeiro Salvador: Jesus Cristo”, afirmou o arcebispo.

Enviados pelo Papa Bento XVI, a Cruz e o ícone estão percorrendo o país desde setembro deste ano. Para a Irmã Elza Maria, da Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento (Sacramentinas), a passagem dos símbolos serve como uma preparação para a JMJ. “A cruz é o sinal da nossa salvação e essa é a cidade do Salvador. A ideia de percorrer o Brasil foi muito boa e espero que estes símbolos tragam para todos nós, principalmente para a juventude, uma esperança de um futuro melhor”, afirmou.