Os hospitais de Sant Pau e de Granollers, ligados à Igreja na Catalunha, apareceram novamente na lista de centros que praticaram abortos em 2010, segundo o relatório divulgado na terça-feira pelo Ministério de Saúde da Espanha.

Segundo a lista, o hospital de Sant Pau (Barcelona), e de Granollers (Terrassa), seguem realizando estas práticas apesar de que a Arquidiocese de Barcelona, da qual dependem ambos, negasse que o fato.

Em abril de 2011 a agência do grupo ACI em espanhol a ACI Prensa iniciou a cobertura sobre o que acontece em alguns hospitais na região da Catalunha (Espanha) que têm relação com a Arquidiocese de Barcelona, a diocese de Terrassa e Sant Feliu.

No hospital São Pau (São Pablo) em Barcelona, o hospital de Granollers e o hospital de Sant Celoni em Terrassa; e o hospital de São João de Deus em Esplugas, na diocese de São Feliu, foram praticados abortos, distribui-se a pílula abortiva do dia seguinte e se também realiza esterilizações.

Dois sacerdotes, o Pe. Ignasi Fuster e o Pe. Custódio Ballester denunciaram em reiteradas oportunidades a inação das dioceses e comunicaram que o Vaticano já solicitou que a Igreja se retire das administrações dos hospitais aonde estas práticas se realizam.