Nesta segunda-feira, 12, o Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa, anunciou o tema do Círio de Nazaré 2012: "Ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, com Maria e do jeito de Maria". O Círio será marcado pelo Ano da Fé que o Papa Bento XVI inaugurará no dia 11 de outubro.

Segundo Dom Alberto, o Círio de Nazaré quer glorificar a Trindade Santíssima, com a Virgem Maria e do jeito de Maria. "Aquela que é a Virgem Fiel nos ajudará a viver a lei de Deus com alegria. Com Maria, Virgem da Escuta e Modelo de virtude, queremos viver os mandamentos da Lei de Deus", afirmou o prelado.

Segundo revela o portal oficial da Cirio de Nazaré, a novidade do próximo Círio é que o evento será a primeira atividade da Arquidiocese de Belém no Ano da Fé. O Papa Bento XVI publicou recentemente a Carta Apostólica “Porta fidei”, onde proclamou o Ano da Fé em toda Igreja, que terá início no dia 11 de outubro de 2012, no 50º da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de novembro de 2013.

A abertura oficial do Círio, informa a arquidiocese de Belém, será no dia 9 de outubro de 2012.
No dia 10, acontecerá a apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré, e no dia 11, os fiéis farão a adoração a Jesus Sacramentado, em comunhão com toda a Igreja no início do Ano da Fé.

O anúncio do tema aconteceu na Casa de Plácido, durante a nomeação dos Diretores da Festa de Nazaré para o ano de 2012.

O Círio de Nazaré é considerado uma das maiores festas religiosas do mundo, reunindo cerca de dois milhões de fiéis em Belém anualmente.