Líderes eclesiásticos que representavam mais da metade dos anglicanos de todo o mundo pediram a expulsão da igreja anglicana canadense da comunhão por ter declarado a “sacralidade” das relações homossexuais.

Em nome de 22 primados que representavam  a 50 milhões dos 77 milhões de membros anglicanos, o arcebispo Gregory Venables disse que a reente decisão da igreja anglicana do Canadá de afirmar na quinta-feira passada que “a integridade e a santidade” das relações entre homossexuales foi “simplesmente uma reescritura da fé cristã”.

Venables, que tem sua sede na Argentina e é o  primaz de seis países da América do Sul, declarou o jornal britânico “The Daily Telegraph” que “o uso da palavra ‘santificar’ significa que todo o tema já foi decidido, e isso é inaceitável”.

“Gostaríamos que fossem expulsos. Isto vai contra os ensinamentos cristãos e deveriam arrepender-se ou afastar-se”, disse Venables.

Os anglicanos canadenses declararam a “santidade” das relações homossexuais  mas paradoxalmente,  não autorizaram a bênção dos matrimônios de casais homossexuais. A igreja anglicana canadense resolveu  postergar qualquer decisão de apoio aos matrimônios de casais homossexuais até pelo menos 2007.