O Observador Permanente da Santa Sé perante a ONU em sua sede de Genebra, Dom Silvano Tomasi, fez um chamado para alcançar a paz e a reconciliação em Síria que há meses vive um gélido conflito interno.

Em sua intervenção na sessão especial do conselho de direitos humanos na Síria realizada este 2 de dezembro, o Núncio reiterou "os repetidos chamados do Santo Padre aos fiéis para rezarem para que o esforço de reconciliação prevaleça sobre a divisão e o ressentimento".

O mencionado conselho condenou ontem as violações aos direitos humanos que consideram que foram dadas na Síria, durante o conflito que confronta o governo com grupos de dissidentes.

Esta condenação foi rechaçada por países como o Irã, Iraque, Rússia e China; enquanto que nos últimos protestos morreram pelo menos 13 pessoas. Até o momento o conflito cobrou a vida de 4 mil pessoas em total.

Em seu discurso, Dom Tomasi fez votos para que "as autoridades e todos os cidadãos não retrocedam em nenhum esforço para obter o bem comum aceitando as legítimas aspirações por um futuro de paz e estabilidade".

Diante dos legítimos pedidos pelo bem-estar econômico, pela justiça, pela liberdade e pela participação na vida pública, é importante recordar que "estes não ocorram através da intolerância, da discriminação ou do conflito, e muito menos através da violência, e sim no marco de um respeito absoluto pela verdade, a coexistência, pelos direitos legítimos como indivíduos e grupos, assim como pela reconciliação".

Estes princípios, disse o Arcebispo, "devem guiar os líderes a perceber a aspiração da sociedade civil assim como das instâncias da comunidade internacional".

O Prelado também afirmou que a delegação da Santa Sé expressa suas condolências às famílias das vítimas e reza pela recuperação dos feridos.

Finalmente reiterou que "a paz prevaleça e permita a uma renovada sociedade olhar com esperança um futuro no qual a dignidade inerente de todo ser humano seja respeitada".