Durante a Feira da Providência 2011, inaugurada este 30 de novembro, os visitantes poderão ver já em ação um grupo de 150 voluntários que irá divulgar não só as oportunidades de voluntariado para a JMJ Rio 2013, mas também oferecer informações sobre a hospedagem e a conta criada para receber doações para a Jornada. Os voluntários estarão no estande da JMJ, na área destinada à Arquidiocese do Rio.

O cadastro para voluntários online poderá ser feito a partir de dezembro no site oficial da JMJ Rio2013: www.rio2013.com, detalha a nota publicada na página da Jornada.

“Para esclarecer as dúvidas, os interessados em ser voluntários para a jornada podem enviar e-mails para: volunt@rio2013.com. Os e-mails deverão ser endereçados (no assunto) da seguinte forma: para voluntários diocesanos (residentes das cidades do Rio de Janeiro e Niterói) a pessoa para o contato é Thaise; para voluntários nacionais o contato é Michele; para aqueles internacionais de língua inglesa e alemã, endereçar a Pedro; e para os voluntários de língua espanhola e francesa o contato é Lorena”, explica também a nota dos organizadores da Jornada.

Volunt@rio2013.com
O Setor de Voluntários tem participado dos principais eventos dentro e fora da arquidiocese, começando o trabalho de motivação e captação de pessoal.
No dia 23 de novembro, eles fizeram a primeira reunião organizacional de equipes. Foram convocados, nesta fase inicial, 24 voluntários, a maioria com formação na área de comunicação.

A reunião foi conduzida pelo responsável do setor, padre Ramon Nascimento. Os participantes puderam conhecer um pouco sobre o é a Jornada Mundial da Juventude, como é formado o COL e também como será o trabalho que será realizado por eles até 2013.

Essas primeiras equipes foram dividas em três pontos de ação principais: a criação e alimentação da Revista PDF, voltada exclusivamente para o voluntariado, o atendimento aos voluntários e a alimentação do site e redes sociais.

A equipe do setor esteve presente ainda no encontro vocacional, no encontro de novas comunidades em Cachoeira Paulista (SP) e no Encontro de Jovens da Renovação Carismática da Região Sudeste.

Durante o Halleluya, o evento de música, arte e cultura da JMJ, promovido pela arquidiocese e Comunidade Shalom, cerca de 200 voluntários trabalharam na divulgação.