O novo arcebispo de Niterói (RJ), Dom José Francisco Rezende Dias, escreveu sua primeira saudação ao povo da arquidiocese, na qual se dirige aos fiéis, expressando seu desejo de “de caminhar unido a vocês para a construção de uma comunidade solidária numa sociedade mais justa” e agradece ao arcebispo emérito, Dom Alano Pena, “por tudo o que já fez e pela ajuda incomparável de seu apoio e sabedoria”.

“Pela graça de Deus sou o que sou, e a sua graça para comigo não tem sido vã – não por mim – mas pela Sua graça que está comigo” (1Cor 15,10). É esse o tom com que aceito esta nobre e desafiadora missão. É essa a atitude de fé ao chamado de Jesus Cristo, na voz da Igreja, que me faz dizer meu “sim”, afirma a missiva de Dom Rezende.

Quando assumi a missão episcopal, escolhi como lema para a vivência de meu ministério o carisma e a força das palavras da Primeira Carta de João: “Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo para que vivamos por Ele” (1Jo 4,9). Este é o convite que dirijo aos irmãos e irmãs da Igreja de Niterói, nessa primeira mensagem: Vivamos por Ele. Só por Ele recebemos a graça do Mistério Total da Vida Divina, que nos traz esperança, no mundo, e salvação, do mundo.

Dirigindo-se aos cristãos leigos, aos seminaristas, aos consagrados e consagradas, aos diáconos e de maneira especial aos presbíteros, Dom Rezende afirmou: “Vocês anteciparam o Documento de Aparecida: esse é o lado verdadeiro e real da Igreja de Cristo! Sinto-me honrado de estar com vocês”.

Por último, Dom Rezende também escreveu uma saudação a Dom Alano, “meu irmão maior, meu carinho e reconhecimento por tudo o que já fez e pela ajuda incomparável de seu apoio e sabedoria”.

“Preciso e conto com o apoio e a oração de todos para ser fiel a esta missão. Rezemos juntos. Caminhemos juntos. Deus nos escolhe, nos chama e nos envia para ser a transparência de seu amor no mundo. Seja essa confiança o estrado firme onde repousem nossos pés. Unidos na oração e no coração, envio a todos a minha bênção”, concluiu o novo arcebispo.