O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, recebeu com bom ânimo a notícia sobre uma denúncia apresentada na Alemanha contra o Papa Bento XVI por não utilizar cinto de segurança quando viaja do Papamóvel e agradeceu esta demonstração de afetuosa preocupação pelo Santo Padre.

Ante as perguntas dos jornalistas, o Padre Lombardi explicou que a notícia "leva naturalmente a suscitar curiosidade e sobre tudo sorrisos divertidos, para começar do próprio Papa".

"Como todos sabemos o Papamóvel não faz normalmente longos percursos em alta velocidade, nem geralmente corre muitos riscos de colidir com meios que cortem a rua ou que apareçam de surpuresa em seu itinerário", recordou.

Particularizou que "o Papa se move continuamente da esquerda para a direita para saudar e abençoar os fiéis" quando viaja a bordo do veículo blindado e que "não é muito estranho que fique de pé e receba a meninos pequenos para lhes benzer, para a alegria de seus pais, dos presentes e dos espectadores da televisão".

"Estamos realmente agradecidos pela afetuosa preocupação pela segurança do Papa", concluiu.