No próximo sábado, Dom Filippo Santoro, em solenidade na Igreja de Corrêas, às 19h30, vai inaugurar e instalar o Santuário Mariano Nossa Senhora do Amor Divino, com a presença de diversos padres e fiéis da diocese. Este será o último ato oficial de Dom Filippo Santoro na Diocese de Petrópolis, antes de sua partida para Itália, no dia 1º de janeiro, quando assume o cargo de arcebispo da Arquidiocese de Taranto.

A devoção a Nossa Senhora do Amor Divino existe desde o século XIX, quando a imagem foi colocada na Igreja, hoje Capela do Colégio Padre Correa, e este foi um dos motivos que levou Dom Filippo Santoro a
transformar a Igreja de Correas em Santuário.

Quando do anúncio de criação do Santuário, em julho, durante a celebração dos sete anos de seu governo episcopal, Dom Filippo Santoro disse que era um desejo seu, pois celebrou na Igreja de Correas a segunda missa na Diocese de Petrópolis.

Em julho, o prelado renovou sua entrega a Deus, colocando todo seu trabalho nas mãos de Nossa Senhora, frisando que um dos motivos que o levou a transformar da Igreja de Corrêas em Santuário é devoção dos fiéis a Nossa Senhora do Amor Divino.

O Santuário guarda uma rica história de dois séculos de participação dos fiéis incluindo o então imperador D. Pedro I e sua família que segundo relata a nota da diocese petropolitana participou de ofícios religiosos no local.