Esta terça-feira 29 de novembro na sede da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) apresenta-se a edição em inglês da Revista Humanistas, uma prestigiosa publicação sobre antropologia e cultura cristã da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Participam no ato o secretário da CAL, Guzmán Carriquiry, junto com o reitor magnífico da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Ignacio Sánchez e o diretor da Revista Humanitas, Jaime Antúnez.

O número 1 do primeiro ano da revista em inglês incorpora em suas 252 páginas boa parte dos ensaios da edição número 63 (julho-setembro 2011) em espanhol, que teve como título geral "Beato João Paulo II, presente da Divina Misericórdia" e cujas páginas foram integralmente dedicadas à pessoa e a obra do recordado pontífice.

Sob o título "John Paul II, gift of the Divine Mercy", ensaios escritos pelos Cardeais Angelo Scola, Angelo Amato S.D.B, Avery Robert Dulles S.I., (falecido em 2008), Stanislaw Dziwisz e Mauro Piacenza e dos peritos catedráticos e intelectuais católicos Livio Melina, Stanislav Grygiel, Pedro Morandé e Carl Anderson, entre outros podem agora ser lido também em inglês.

Inicialmente a edição em inglês de Humanistas terá uma periodicidade bianual. Sua difusão terá lugar tanto em papel impresso como em versão digital a que já se pode ser acessada no site http://www.humanitas.cl (digital version).

A revista foi fundada em 1995 em Santiago no Chile. Está constituída por um conselho de colaboradores que reúne figuras intelectualmente destacadas do universo católico e procura ser "um órgão de pensamento e estudo que busca refletir as preocupações e os ensinamentos do magistério pontifício".