O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, afirmou que a discriminação e o abuso contra a mulher, são ações contrárias ao Plano de Deus que a Igreja sempre está disposta a denunciar.

Durante a Eucaristia celebrada na Catedral Metropolitana, o Cardeal qualificou como “abomináveis” a esterilização e aborto, dos quais são vítimas principalmente “as mulheres mais pobres e marginalizadas”.

O Cardeal assinalou que a Igreja se preocupa com a atual situação que vive a mulher e a família, onde a primeira experimenta o perseguição de propostas reducionistas que atentam contra sua natureza e missão, como aqueles programas que promovem a saúde reprodutiva e que ignoram uma visão integral da mulher.

O Cardeal assinalou que as novas formas de marginalização que sofre a mulher, respiradas por uma sociedade consumista e hedonista, não podem ser aceitas por nenhum católico, pois a transformam em um mero objeto de consumo.

Indicou que mas bem, a Igreja lhe oferece à mulher a recuperação de sua dignidade e sua participação na salvação da humanidade, além de novas perspectivas de vida que a afastem da violência física e psicológica em qualquer dos ambientes onde se encontre.

Lamentou que em ocasiões a mulher seja utilizada como instrumento de morte através do aborto, prática promovida por organizações que pretendem justificá-lo.

O Cardeal Norberto Rivera afirmou que a mulher deve formar parte ativa da vida e missão da Igreja, e sua “sabedoria e cooperação” mostrada nas tarefas diretivas da sociedade devem ser reconhecidas.

O Cardeal viajou ontem mesmo a Roma para participar de uma reunião da Pontifícia Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.