O arcebispo de Belo Horizonte (MG), DOm Walmor Oliveira de Azevedo, anunciou nesta quarta-feira, 23, que futuramente será publicado um livro com as conferências realizadas durante o Simpósio “O Dom do Celibato”, realizado desde o dia 21, na capital mineira, que terminou nesta quarta.

O arcebispo avaliou positivamente o encontro. “É importante que a sociedade compreenda o celibato como um dom”, comentou dom Walmor na nota de imprensa divulgada pela arquidiocese de BH.

O arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, também salientou a importância do encontro. Disse que o conceito de celibato é rico e exige, para sua melhor compreensão, uma abordagem interdisciplinar.

O arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, ressaltou que o celibato não deve ser compreendido como fardo. “É uma opção de vida que se faz, um dom”, explicou.

O Simpósio Nacional O Dom do Celibato, realizado na PUC Minas, foi concluído com uma oração, presidida pelo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, cardeal William Joseph Levada, que esteve presente nos três dias do encontro.