O Presidente da organização Human Life International (HLI), Pe. Shenan Boquet, recordou ao sacerdote jesuíta colombiano, Carlos Novoa, "que não existe nenhuma justificação para o aborto no ensino católico" após reiteradas declarações do sacerdote apoiando o aborto.

Assim assinalou o Pe. Boquet em declarações divulgadas este 17 de novembro, em resposta às afirmações do Pe. Carlos Novoa da Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá (Colômbia) quem expressou publicamente e em distintas ocasiões seu apoio ao aborto manipulando inclusive os ensinamentos da encíclica Evangelium Vitae do Papa João Paulo II.

Sobre Novoa –que em 2007 apoiou a "crucificação" da cantora Madonna em um dos seus shows como "modelo de evangelização"– o Pe. Boquet afirma que "no seu dever e responsabilidade como todo sacerdote, e de todos os filhos de Deus, de proclamar fielmente os verdadeiros ensinamentos de nosso Senhor e da Igreja Católica, tristemente alguns deles desviam os fiéis".

"O Pe. Novoa repetidamente expressou seu apoio ao aborto em algumas circunstâncias, o qual viola o dever de proteger fielmente a vida desde a concepção até a morte natural", precisa o presidente da HLI.

"Ao fazê-lo –prossegue o Pe. Boquet– (Novoa) interpretou falsamente as palavras do Beato Papa João Paulo II. Para ser mais claros, não há absolutamente nenhuma justificação para o aborto no ensinamento católico, e qualquer católico, até mesmo um sacerdote, que afirme o contrário, se separa da Igreja ao fazê-lo".

"Devemos reiterar o ensino da Igreja em relação às declarações do Pe. Novoa que não podem ser defendidads", acrescenta.

O Presidente da HLI recorda logo que o Catecismo da Igreja Católica assinala que a vida humana deve ser respeitada e protegida desde o momento da concepção e que o aborto provocado é gravemente contrário à lei moral.

Seguidamente recorda que na encíclica Evangelium Vitae, o Papa João Paulo II estabelece o dever de toda pessoa de proteger o valor sagrado da vida humana, uma obrigação que especialmente têm os que acreditam em Cristo.

Finalmente o Pe. Shenan Boquet, Presidente da maior organização pró-vida do mundo fundada em 1981 e com afiliados em mais de 100 países, afirmou ainda: "esperamos que os superiores do Pe. Novoa e seu bispo esclareçam o ensinamento da Igreja ao Pe. Novoa e tomem medidas adequadas, frente a este escândalo que cresce e escapa de controle".

O pronunciamento da HLI se soma ao do Presidente do Tribunal Eclesiástico da Colômbia, Dom Libardo Ramírez, ao do sacerdote dominicano colombiano Frei Nelson Medina, às críticas do perito canonista Pe. Luis Gaspar e do líder pró-vida latino-americano Carlos Polo, e ao protesto público de alguns jovens em Bogotá que solicitam também aos bispos colombianos e à Companhia de Jesus que se pronunciem sobre o caso do sacerdote.

Para unir-se ao pedido dos jovens (texto em espanhol), ingresse em: http://www.unidosporlavida.com/blogsite/