Depois da acolhida dos jovens em Belo Horizonte a Cruz e o ícone das JMJ foi a vez dos jovens de Montes Claros acolherem os símbolos da Jornada Mundial da Juventude em preparação para a próxima edição do evento no Rio em 2013.

Na parte esquerda da igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José , a primeira catedral de Montes Claros (MG), estão disponíveis ao público, desde segunda-feira (07), os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): a Cruz e Ícone de Nossa Senhora, que vieram de Bocaiuva (MG) após passar pela Arquidiocese de Diamantina (MG).

Segundo relata o porta A12 da Mãe Aparecida, o que se viu nesta última terça-feira foram estudantes, religiosos e leigos se aglomerando em frente aos Símbolos para tocá-los, registrar uma imagem histórica e, claro, fazer um momento de oração.

Sentadas ou mesmo em pé, mais de mil pessoas, a maioria jovens de diversas paróquias da Arquidiocese de Montes Claros, concentravam-se animadas na primeira igreja do município norte-mineiro.

Lideranças do Centro Marista de Juventude (CMJ) e do Setor Juventude Arquidiocesano percorreram os corredores da igreja e balançam as bandeiras com as cores da JMJ: azul, verde, vermelho, amarelo. Lembraram também dos cinco continentes (África, Europa, Ásia, América e Oceania) e da necessidade constante de união e ajuda mútua entre eles.

Logo após o momento de oração com as juventudes, essas mais de mil pessoas tomaram com cuidado os símbolos da JMJ, acompanhadas pelo coordenador arquidiocesano do Setor Juventude e vigário da Paróquia São Sebastião de Montes Claros, padre Gledson Eduardo de Miranda Assis.

A Cruz já tem 28 anos, recordou o sacerdote diocesano na saída para a Via Sacra, na nota de imprensa divulgada pelo Portal A12.