O Escritório de Imprensa da Santa Sé comunicou que o Papa Bento XVI nomeou o futuro relator geral e secretário especial da assembléia do Sínodo dos Bispos que será realizado em outubro de 2012 no Vaticano para tratar o tema da Nova Evangelização.

O Santo Padre designou o Cardeal Donald Wuerl, Arcebispo de Washington (Estados Unidos) como relator geral deste importante evento.

A tarefa do relator geral é introduzir e sintetizar o que seja exposto pelos bispos, ajudando assim nas conversações e no esclarecimento das linhas de pensamento.

O Papa nomeou o Arcebispo de Montpellier (França), Dom Pierre-Marie Carre, como secretário especial do Sínodo.

Entre suas tarefas está fiscalizar e preparar documentos, proporcionar informação pública e editar as conclusões do Sínodo.

A 13ª Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos será celebrado no Vaticano de 7 a 28 de outubro de 2012 sobre o tema: "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".

Em março deste ano foram apresentados os esboços para este evento, publicado em 8 idiomas: latim, francês, inglês, italiano, polonês, português, espanhol e alemão.

O texto inclui um questionário geral relacionado com os argumentos tratados, cujas 71 respostas devem ser enviadas à secretaria geral do Sínodo, no prazo máximo de 1º de novembro de 2011. A síntese das respostas formará o "Instrumentum laboris" ou documento de trabalho do Sínodo.