Ao receber esta manhã os membros da Fundação João Paulo II que celebra 30 anos de criação, o Papa Bento XVI alentou os seus membros a continuarem na tarefa de divulgar o legado e os ensinos do Beato Pontífice cuja memória litúrgica foi celebrada no sábado 22 de outubro.

Na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, o Santo Padre saudou de modo especial o Arcebispo de Cracóvia (Polônia), Cardeal Stanislaw Dziwisz, secretário por mais de 40 anos do Beato João Paulo II, assim como um dos promotores e atual presidente da fundação. Recordou logo que a instituição se propõe a conservar e desenvolver a herança espiritual do Papa polonês para transmiti-la às gerações futuras.

Mediante o Centro de documentação e estudo do pontificado de João Paulo II, a fundação reúne arquivos, bibliografia e peças de museu, e promove publicações, exposições, congressos e outros eventos científicos e culturais "para divulgar os ensinos e a atividade pastoral e humanitária do beato Pontífice".

Bento XVI destacou logo o trabalho, expressamente querido por João Paulo II, de assistência à formação do clero e os leigos, especialmente nos países do Centro e Leste da Europa.

"Cada ano –disse– chegam a Lublin, Varsovia e Cracovia estudantes de países que em tempos passados sofreram a opressão ideológica do regime comunista, para seguir estudos nos diversos ramos da ciência; assim para viver novas experiências, encontrar tradições espirituais diferentes e ampliar seu horizonte cultural".

Logo, continuou o Papa, "retornam a seus países, enriquecendo os vários setores da vida econômica, cultural, política, social, e eclesiástica. Mais de 900 graduados são um dom precioso para estas nações. (…) Espero que este trabalho continue, se desenvolva e dê frutos abundantes".

Bento XVI assegurou que um dos maiores êxitos da fundação é que esta soube criar "uma união espiritual de milhares de pessoas em vários continentes que não só a apóiam materialmente, mas também constituem círculos de amigos, comunidades de formação apoiadas nos ensinos e o exemplo de João Paulo II".

"Eles detectam as necessidades do presente, olham ao futuro com confiança e se comprometem a infundir no mundo mais profundamente o espírito de solidariedade e fraternidade. Agradeçamos ao Senhor o dom do Espírito Santo que os une, ilumina e inspira", concluiu o Santo Padre.