No marco do 2º Congresso da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL) realizado no Chile desde o dia 17 até o 19 deste mês, o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, destacou a necessidade de "construir redes inteligentes cheias do Espírito Santo".

Diante de perto de 200 pessoas vindas de todo o continente americano, reunidas com os comunicadores católicos responsáveis por cada conferência episcopal, o Arcebispo expressou que "deverá construir redes inteligentes cheias do Espírito Santo, não só comunicação, mas também comunhão eclesiástica. Se a Igreja não for comunicação não é Igreja".

"Não somos discípulos de uma ideologia, mas de uma pessoa, Jesus Cristo. Não vendemos produtos, o nosso não é publicidade, para anunciar é preciso compreender quem sou, quem são os habitantes deste continente digital", exortou.

Dom Celli também falou sobre a importância de aprofundar na Teologia da Comunicação, "o maior desafio é utilizar a linguagem que chegue ao coração".

O objetivo do congresso que será concluído este 19 de outubro foi propiciar um espaço de reflexão na Igreja da América Latina, para impulsionar a comunhão eclesiástica e responder às exigências comunicacionais da Missão continental e a evangelização, no contexto da cultura digital e a sociedade-rede do mundo atual.

"Novos horizontes para a missão eclesiástica" foi o tema do congresso, organizado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e o CELAM através da RIIAL, com a Conferência Episcopal Chilena e a Universidade Católica do Chile.

Mais informação: http://www.riial.org/congreso/