Em sua visita pastoral à região italiana da Calábria ontem pela tarde, na Praça de Santo Stefano e diante de milhares de fiéis, o Papa Bento XVI ressaltou que os mosteiros na sociedade atual têm no mundo uma função "preciosa e indispensável".

Em suas palavras aos fiéis presentes entre os quais se encontrava o prefeito Bruno Rossi, o Arcebispo de Catanzaro-Squillace, Dom Vincenzo Bertolone, depois de visitar a cartuxa dos Santos Estevão e Bruno, o Papa explicou que os mosteiros são um excelente modelo para a sociedade.

Estes lugares, disse Bento XVI, "são modelo de uma sociedade que põe a Deus no centro e a relação fraterna", e "têm no mundo uma função realmente preciosa, diria indispensável"  

"Às vezes, com efeito, o clima que se respira em nossas sociedades não é saudável, está poluído de uma mentalidade que não é cristã, e tampouco humana, porque está dominada pelos interesses econômicos, preocupada somente pelas coisas terrestres e carente de uma dimensão espiritual", lamentou o Santo Padre.

"Neste clima não só se margina a Deus, mas também o próximo, e não existe o compromisso pelo bem comum", acrescentou.

Bento XVI explicou que, pelo contrário, o monastério "é modelo de uma sociedade que põe ao centro a Deus e a relação fraterna. Da qual temos tanta necessidade também em nossos dias".

O Santo Padre animou finalmente os habitantes de Serra San Bruno a viver o exemplo de seu santo padroeiro e fundador da ordem dos Cartuxos, São Bruno de Colônia. "Aproveitem a grande tradição espiritual deste lugar (o Monastério da Certosa de São Bruno) e procurem de pô-la em prática na vida cotidiana", respirou.

Finalmente o Papa fez votos para que "a Virgem Maria e São Bruno vos protejam sempre. De coração vos abençôo a todos e às suas famílias".