"Fátima e o Mundo" é um projeto audiovisual desenvolvido com a finalidade de dar a conhecer o impacto universal que geraram os acontecimentos ocorridos em 1916 e 1917 nesta pequena localidade do centro de Portugal e pretende também dar visibilidade à força da mensagem de Fátima para toda a humanidade.

A proposta do autor, Manuel Arouca ao Santuário de Fátima, foi bem acolhida desde o momento inicial e se realiza no contexto do programa cultural desenvolvido pela instituição no âmbito das comemorações do centenário das aparições (2011-2017).

O primeiro episódio da série documental é intitulado “Fátima, um milagre na Europa - a História”. Narra, com ritmo, drama, mistério e fascínio, a impressionante ligação de Fátima aos grandes acontecimentos do século XX: a Segunda Guerra Mundial; a Guerra-Fria, o atentado ao Papa João Paulo II, ao qual se segue a queda do Muro de Berlim.

A produção oferece um olhar límpido e de fé de quem sente os acontecimentos de Fátima como momentos, e apelos, à mudança do rumo da História. Mostra que, mais do que uma mensagem de esperança, a Mensagem de Fátima é um dos caminhos propostos por Deus ao Homem para o futuro da humanidade.

Em termos práticos, a série documental está dividida em três blocos: “Europa”, “América”, “África, Ásia e Oceania”. Cada bloco será dividido em dois episódios de cerca de 55 minutos cada.

O primeiro episódio do primeiro bloco transporta-nos também a alguns dos muitos locais de devoção e santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima em países em que a palavra de Deus era proibida.  Exibido pela primeira vez no canal televisivo RTP1, no dia 11 de Maio de 2011, está agora disponível para venda, na Livraria do Santuário de Fátima, pelo valor de 20€, nos seguintes idiomas: Português, Castelhano, Inglês, Italiano, Alemão e Polaco.

O segundo episódio, em fase final de produção, intitular-se-á “Fátima e a Europa – Santuários e Testemunhos”. Será de igual modo exibido em estreia na RTP1, na semana da peregrinação aniversária de Outubro.