Na noite desta terça-feira 4, teve início na cidade de Belém do Pará, a procissão do Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, reunindo cerca de dois milhões de fiéis para manifestar sua devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

Por ocasião do Círio, o Regional Norte 2 da CNBB (Pará) manifestou em nota a alegria da realização de mais uma edição da maior festa católica do Brasil.

“O Círio é a Festa da Família! É a confraternização! É a grande mutirão para “encher as talhas de água”, para que Jesus a transforme em vinho, o vinho novo da paz, da justiça e do compromisso com a causa do Evangelho”, afirma um trecho do texto.

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel. Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará. Tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário.

No próximo domingo, 9, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.

Além desta procissão, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.

Nesta quarta-feira, dezenas de grupos, movimentos, serviços e pastorais de várias Paróquias da Arquidiocese de Belém reúnem-se e revezam-se durante 48 horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Para mais informações sobre o Cirio de Nazaré, visite:
http://www.ciriodenazare.com.br/v2.0/index.php?action=Destaque.principal