Dom Gilson Andrade da Silva, ordenado bispo na manhã do dia 24 de setembro, na Catedral São Pedro de Alcântara, Petrópolis (RJ), toma posse como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, no dia 10 de outubro. Dom Andrade foi o primeiro bispo ordenado na Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis.

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo Primaz da Arquidiocese de São Salvador, disse que está recebendo um presente muito especial, “vou aproveitar a experiência de Dom Gilson como reitor do Seminário de Petrópolis, para trabalhar também com nosso seminário e com as vocações”.

Dom Gilson Andrade disse que o desafio é grande, mais coloca tudo nas mãos de Deus e aos cuidados de Nossa Senhora do Amor Divino, a quem consagrou seu ministério episcopal, durante missa celebrada na Igreja Nossa Senhora do Amor Divino e que será em breve transformada em Santuário Mariano da Diocese.

O lema episcopal de Dom Gilson Andrade é "In verbo tuo laxabo retes" - Por causa da Tua Palavra lançarei as redes (Lc 5,5). Dom Filippo Santoro, bispo de Petrópolis e que presidiu a missa, disse que esta foi a resposta de Pedro a Jesus, quando o mandou lançar as redes do outro lado do barco. “Os cálculos humanos dizem o contrário, pois se não havia peixe de um lado do barco, não haveria do outro. Mas, Pedro confia na palavra de Cristo. É razoável abandonar-se à tua Palavra", explicou Dom Fillipo Santoro.

Dom Gilson de Andrade agradeceu a todos que contribuíram com sua formação, ressaltando a importância da sua família e dos amigos sacerdotes que lhe ajudaram ao longo de seu ministério sacerdotal. Ele fez um agradecimento a Dom Filippo Santoro, que nestes últimos anos lhe confiou muitas tarefas, mas o ajudou no exercício de seu ministério sacerdotal.

Dom Filippo Santoro, foi o ordenante principal e como co-ordenantes Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger e Dom frei Alano Maria Pena, Arcebispo de Niterói. Ainda estavam presentes o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta e o primaz emérito do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo e bispos do Regional Leste 1 e de outras regiões do país, como Dom Paulo Machado, bispo de Uberlândia, que foi reitor do Seminário de Petrópolis, quando Dom Gilson foi vice-reitor.

Em seus agradecimentos, Dom Gilson de Andrade agradeceu a Dom José Fernandes Veloso, segundo bispo de Petrópolis já falecido, que o ordenou e Monsenhor Jorge Fachini, que foi seu reitor no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, onde também foi reitor, quando da sua nomeação como bispo.

Na homilia, Dom Filippo Santoro ressaltou a importância do bispo para continuidade do anúncio do evangelho de Cristo, lembrando que “Jesus o chama para dar continuidade ao trabalho dos 12 apóstolos”.

Dom Filippo comentou ainda a dedicação de Dom Gilson como sacerdote da Diocese de Petrópolis e os trabalhos realizados por ele, sua dedicação a formação dos futuros sacerdotes e sua dedicação a Pastoral da Juventude.