O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, disse este domingo que "o aborto não é nunca uma solução" para nada, por isso exigiu respeito à pessoa humana, no marco do projeto do juiz Fernando Franco que poderia terminar permitindo o aborto no país.

Conforme informa o Sistema Informativo da Arquidiocese do México, em sua homilia da Missa dominical o Cardeal fez estas declarações devido ao início das discussões dos juizes da Suprema Corte de Justiça da Nação (SCJN) que poderiam permitir o aborto em todo o México.

O Cardeal disse em seguida que a Igreja sempre sai ao encontro das mulheres grávidas que sofrem pressão familiar, trabalhista e pessoal, para recordar-lhes a cada uma delas o valor da maternidade.

"Queremos acompanhar as mulheres que se encontram enfrentando uma gravidez difícil para acolher o dom da maternidade e a Igreja está organizada para sair ao encontro dessas mulheres que realmente têm estas dificuldades" expressou o prelado.

O Cardeal recordou também que os Bispos mexicanos, reunidos dias atrás na cidade de Monterrey, explicaram que "não se pode tolerar a supressão da vida humana pelas diversas técnicas abortivas, não é lícita a supressão da vida dos seres humanos embora esta seja realizada nos períodos iniciais dela".

O Cardeal se manifestou logo contra as diversas técnicas abortivas com as que se elimina com vidas inocentes e terminam por considerar o dom da vida como "um produto mercantil".

"A criança sempre será um dom e nunca o direito de ninguém, esta tem uma dignidade pessoal única e irrepetível, por isso as ajudas técnicas à procriação devem respeitar sempre esta verdade, evitando substituir a lógica do amor pela lógica da reprodução como se o ser humano fosse um produto do mercado", recalcou.

Deste modo recordou que os representantes de todas as igrejas, tanto evangélicas, ortodoxas, pentecostais, como anglicanas, coincidem em destacar o valor da vida humana e no rechaço ao aborto.

Por isso, disse, "opomo-nos firmemente a que se estejam manipulando os embriões e os seres humanos, apenas pelo fato que estejam começando sua vida humana".