O Papa Bento XVI nomeou o sacerdote Renzo Pegoraro, como novo Chanceler da Pontifícia Academia para a Vida (PAV). Este presbítero é atualmente professor da Bioética da Faculdade Teológica de Triveneto e diretor científico da Fundação Lança de Pádua (Itália).

O Pe. Pegoraro nasceu em 1959. Estudou medicina na Universidade da Pádua, e filosofia e teologia em Pádua e Roma. É um perito em teologia moral e bioética.

A nomeação foi divulgada pela Oficina de Imprensa da Santa Sé. A Pontifícia Academia para a Vida é presidida atualmente por Dom Ignacio Carrasco de Paula, Bispo espanhol que sucedeu a Dom Rino Fisichella quem deixou o posto para assumir a presidência do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, criado meses atrás pelo Papa Bento XVI.

Dom Ignacio Carrasco de Paula foi, ocupou antes de ser o atual presidente o cargo de Chanceler da Pontifícia Academia para a Vida.

A PAV foi criada em 11 de fevereiro de 1994 pelo Beato Papa João Paulo II, uma das grandes iniciativas durante seu pontificado junto à importante encíclica Evangelium Vitae.

Os objetivos deste dicastério são "estudar, informar e formar sobre os principais problemas de biomedicina e de direito, relativos à promoção e à defesa da vida, sobre tudo na relação direta que estes têm com a moral cristã e as diretivas do Magistério da Igreja", explica o comunicado desta Academia no site do Vaticano.

Pertencem à Academia 70 Membros nomeados pelo Papa, que representam os distintos ramos das ciências biomédicas e aquelas que estão estreitamente relacionadas com os problemas concernentes à promoção e à defesa da vida.