Um numeroso grupo de católicos sairá às ruas de Manchester (Inglaterra) pela primeira vez em 40 anos para levar em procissão a Virgem Maria, nesta ocasião sob a advocação de Nossa Senhora da Reconciliação.

O evento, que está programado para o sábado 1 de outubro, é organizado pelo Movimento de Vida Cristã (MVC) e a Fraternidade Mariana da Reconciliação (FMR) nesta cidade inglesa.

A procissão começará às 11:00 a.m. em St Edwards, Rusholme (13 Thurloe Street M14 5SG) e concluirá com uma pequena homenagem no Platt Fields Park.

A imagem, que pesa 150 quilogramas, será carregada por grupos de 12 pessoas que irão turnando-se a cada 15 minutos. Durante a procissão os participantes rezarão o terço e cantarão alguns cantos marianos.

Depois de recordar que a devoção a Maria está "no coração da Inglaterra", os organizadores assinalam que "esta procissão em homenagem a Nossa Senhora da Reconciliação será uma oportunidade para que nós os católicos nos reunamos para celebrar nossa fé e cresçamos em nossa devoção".

O MVC foi fundado em 1985 por Luis Fernando Figari. É reconhecido pela Santa Sé como Associação de Direito Pontifício. É um movimento eclesiástico com uma espiritualidade e um estilo próprios, dentro da comunhão da Igreja, que faz parte da Família Sodálite.

A FMR, que também faz parte da Família Sodálite, é uma Sociedade de Vida Apostólica laical de direito diocesano, fundada em 25 de março de 1991 em Lima (Peru) também pelo leigo consagrado Luis Fernando Figari.

Presentes em diversos países da América, Europa e Oceania, as fraternas, como são chamadas suas integrantes, são mulheres que respondendo à chamada de Deus consagram suas vidas para o serviço apostólico. Seu estado de leigas consagradas permite sua inserção no mundo para anunciar em primeira pessoa o Senhor Jesus".

Mais informação: marianprocession@clmuk.org