Milhares de jovens de todo o mundo se puseram em caminho desde este sábado pela manhã desde diferentes pontos de Madrid para o aeródromo de Quatro Ventos para assistir à Vigília de oração que estará presidida pelo Bento XVI. Ao meio dia, muitos deles já tinham ingressado no recinto.

Esta tarde, antes da chegada do Pontífice, os locutores Javier Nieves e Carlos Moreno animarão a espera com diferentes vídeos e testemunhos sobre a caridade, a opinião dos jovens sobre questões como o celibato sacerdotal, a homossexualidade ou a castidade durante o namoro. Toda a animação prévia contará com atuações musicais e uma exibição de helicópteros, enquanto que os aviões da patrulha Águia desenharão as bandeiras espanhola e vaticana para receber o Papa.

O Pontífice chegará aproximadamente às 21,30 horas no 'papamóvel' a Quatro Ventos e percorrerá os corredores habilitados para ocasião para cumprimentar os milhares de jovens que participarão da Vigília, enquanto o Coro da JMJ interpreta o hino da Jornada 'Firmes na fé'.

Depois da chegada do Papa ao altar, começará uma procissão encabeçada por dois mestres de cerimônias, dez jovens portadores com a Cruz das Jornadas, quatro com o Ícone da Virgem, oito jovens com um abajur, um diácono com um abajur diferente e outro com o Evangelho.

Posteriormente, cinco jovens dirigirão uma pergunta ao Papa sobre as questões que inquieta a juventude da atualidade. Depois da leitura do Evangelho, Bento XVI pronunciará um discurso no qual responderá a estas perguntas.

Depois da homilia do Pontífice, começará a Adoração Eucarística presidida pela Custódia do Arfe de Toledo, feita em 1524 e conhecida popularmente por ser utilizada na procissão do Corpus Christi que se celebra todos os anos na cidade espanhola.

Bento XVI se retirará ao genuflexório diante da Custódia e rezará durante alguns minutos com os jovens em silêncio e consagrará os jovens ao Sagrado Coração de Jesus. A adoração eucarística finalizará com a 'Salve Rociera' e com foguetes.

Depois de que o Papa abandone o aeródromo começará a noite dos jovens em Quatro Ventos, onde se instalaram um total de 30 capelas por todo o aeródromo para que os peregrinos possam rezar ao Santíssimo durante todo o dia do sábado e também à noite.

Milhares de jovens passarão a noite em Quatro Ventos para participar na 'missa de envio' que terá lugar este domingo e com a qual Bento XVI concluirá a Jornada Mundial da Juventude de Madrid (JMJ).