Esta quarta-feira 17 de agosto, os 800 bispos chegados de todas as partes do mundo incluindo países aonde os católicos são uma pequena minoria como o Iraque e o Vietnã, iniciam as catequese preparadas especialmente para os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude em Madrid 2011.

O tema sobre o qual as catequeses de hoje tratará é "Firmes na fé", tirado do lema desta JMJ: "Enraizados e edificados em Cristo. Firmes na fé" que ao seu turno foi escolhido pelo Papa Bento XVI dentro das Cartas do Apóstolo São Paulo.

As catequeses de hoje, programadas todas às 10:00h (hora local) não somente serão oferecidas em paróquias mas também em colégios, auditórios e centros poliesportivos de toda a cidade que novamente viverá uma jornada de intenso calor. Espera-se que a temperatura chegue a 36 graus (centígrados).

As catequeses tiveram início no mesmo dia em que algumas minorias opostas à visita do Papa organizam uma marcha de protesta no centro de Madrid alegando o "alto custo" da viagem, apesar de que os organizadores da JMJ 2011 e inclusive autoridades do governo espanhol já reiteraram muitas vezes que o evento é auto-financiado e significará a injeção de 140 milhões de dólares à abatida economia local.

As catequeses serão nesta quarta-feira 17, na quinta-feira 18 quando chegar o Papa Bento XVI a Madrid, e finalmente na sexta-feira 19 de agosto. No dia 20 os peregrinos participarão da Vigília com o Santo Padre e da Missa de encerramento no domingo 21 de agosto no aeródromo de Quatro Ventos.