O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, confirmou que o Papa João Paulo II foi submetido a uma traqueotomia com sucesso.

O portavoz indicou que o procedimento durou 30 minutos e agora o Papa se recupera na sua habitação do Policlínico Gemelli e não será transladado à Unidade de Terapia Intensiva. 

O portavoz do Gemelli, Nicola Cerbino, leu diante da imprensa um breve comunicado oficial da Sala de Imprensa, que diz textualmente o seguinte:

"A influenza que conduz o Papa a ser hospitalizado no Policlínico Gemelli apresentou algumas complicações com episódios de problemas respiratórios, isto levou à decisão de submeter o Papa a uma traqueotomia eletiva para facilitar uma adequada respiração do paciente e favorecer a solução da patologia laríngea. O Santo Padre, devidamente informado, deu o seu consentimento para a intervenção. A cirurgia começou às 20.20h e concluiu às 20.50h. Teve resultado positivo. A evolução post-operatória é normal. O Papa passará a noite na sua habitação".

A cirurgia foi praticada pelo Prof. Gaetano Plaudetti, ordinário da Clínica de Otorrinolaringologia da Universidade Católica do Sagrado Coração e o Dr. Angelo Camaioni, principal otorrinolaringólogo do Hospital S. Giovanni de Roma, com a assistência do Prof. Giovanni Almadori e a presença do seu médico pessoal, Renato Buzzonetti.