Os peregrinos que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será celebrada em Madri na próxima semana têm uma média de idade de 22 anos, mais da metade (58%) conta com estudos universitários e 72 por cento comparece pela primeira vez a este tipo de encontro, segundo dados extraídos da primeira e segunda pesquisa realizada com jovens participantes da JMJ Madrid 2011, elaborada pela consultora GAD3.
 
A pesquisa, à qual teve acesso a Europa Press, também revela que 47,6 por cento dos peregrinos são estudantes e quase a outra metade (40,5%) está no mercado trabalhista. Um de cada dez está casado enquanto que o resto é solteiro. Um terço já se emancipou do lar paterno e a média de irmãos --incluindo o entrevistado-- é de 3,4.
 
Em relação à motivação seguida pelos participantes para ser peregrino, os pesquisados fazem alusão a viver novas experiências (72,3%), ajudar a difundir a mensagem de Jesus Cristo (68,0%), manifestar seu compromisso com a Igreja (65,9%), satisfazer suas inquietudes espirituais (61,7%), estar com pessoas que pensam igual (58,0%), conhecer pessoas (53,5%), descobrir o sentido de suas vidas (48,7%) e contribuir para melhorar a sociedade (48,0%).
 
O estudo também constata que 73 por cento dos jovens visitará Madrid pela primeira vez em sua vida. A metade dos peregrinos (50,4%) acudirá a Madrid em ônibus, frente a 32,7 por cento que utilizará o avião, 5,8 por cento o trem e 5,4 por cento o carro. Um terço dos jovens pesquisados (27,2%) chegará a Madri na segunda semana de agosto e 29,6 por cento na segunda-feira 15 de agosto; e partirão, majoritariamente, no domingo 21 de agosto (33,0%) e na segunda-feira 22, com 33,3% de saídas.
 
A estadia média dos peregrinos é de nove dias e sete de cada dez entrevistados planejaram viajar a outras cidades espanholas, entre as quais mencionam Barcelona, Toledo, Ávila, Zaragoza, Santiago de Compostela, Valencia, Segovia, Sevilha, Granada e Pamplona.
21,9 por cento dos jovens se alojará em albergues e poliesportivos, 12,9 por cento em paróquias, 11,8 por cento em famílias de acolhida e um quase 6 por cento em casas de conhecidos (amigos ou familiares). Em hotéis se hospedará algo mais de 10 por cento dos peregrinos.
 
Além de participar da Vigília de Quatro Ventos com o Papa, 83,3 por cento visitará museus, 79,2 por cento comprará presentes e souvenirs, e 20,7 por cento irá ao cinema. A maioria dos jovens irão à JMJ com um grupo religioso (90,9%), com amigos (88,4%) e acompanhados de familiares (34,2%).
 
Por outro lado, o estudo assinala que quase a metade dos participantes que foram às Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) anteriores à que se celebra em Madrid considera que a experiência mudou "muito" sua vida, enquanto que 41 por cento acredita que "mudou bastante" depois dela.
 
O documento também revela que 28 por cento dos pesquisados participou de alguma das anteriores edições, principalmente da que foi celebrada em Colônia (Alemanha) em 2005 e em Sidney (Austrália) em 2008. Desta percentagem, a maioria (98,1%) faz uma avaliação "positiva ou muito positiva" do encontro.
 
Do mesmo modo, 78,1 por cento dos peregrinos contam com algum amigo ou familiar que esteve em uma JMJ os quais, em 76,4 por cento dos casos, também fazem uma apreciação "muito positiva" do evento.
 
Quanto aos traços que caracterizam os jovens de hoje em dia, os pesquisados assinalam aspectos como a tolerância (65,7%), idealismo (63,1%), trabalhadores (56,3%), consumistas (56,0%)  generosidade (53,2%) ou responsabilidade (50,0%).
 
Os peregrinos procedem de um total de 193 países, provenientes, na sua maioria, da Espanha, Itália, França, EUA, Alemanha, Brasil, Polônia, Portugal e México. Para realizar as duas sondagens foram entrevistados um total de 5.255 jovens de 102 países, com um questionário realizado em sete idiomas a partir do último 14 de junho.