Ainda durante seu período de repouso na residência pontifícia de Castel Gandolfo, Bento XVI anunciou que as Audiências Gerais das quartas-feiras serão retomadas a partir de 3 de agosto.

Segundo assinala hoje (28) a rádio Vaticano, “rurante esses encontros semanais, Bento XVI deu início, em 4 de maio, a um novo ciclo de catequese sobre a oração, convidando os fiéis a rezarem sempre, pois esse ato não pode ser banalizado”.

Já na Audiência Geral de 11 de maio desse ano, o Pontífice disse: “o homem traz em si sede de infinito, nostalgia de eternidade, busca pela beleza, desejo de amor, necessidade de luz e de verdade que o impulsionam em direção ao Absoluto: o homem traz em si o desejo de Deus. E o homem sabe, de algum modo, que pode dirigir-se a Deus, sabe que pode pedir a ele”, recorda a nota da RV.

“Rezar é simples – disse o Papa -, significa falar com Deus ou simplesmente estar com Ele. Todos podem fazê-lo.”

Na ocasião, contudo, o Sumo Pontífice alertou para o fato de que a oração “pode estar sujeita a mal-entendidos ou a mistificações, pode fechar-se em uma dimensão de consolação e individualista”.

“A verdadeira oração - disse o Papa - consiste em abrir-se para o amor”, conclui a nota da Rádio Vaticano em português.