A última edição do semanário da Agência Ecclesia do episcopado publicada hoje (26), destaca algumas cifras que fazem da JMJ Madrid 2011 a Jornada dos recordes, começando pelo número recorde de participantes nesta edição.

Segundo Ecclesia, o mais alto número de inscrições já registrado (mais de 400 mil jovens), a presença inédita na internet e redes sociais e a repetição da Espanha como país sede do evento, são algumas das cifras que marcam esta edição das Jornadas Mundiais da Juventude criadas pelo Beato João Paulo II na década de 80.

Em declarações à agência do episcopado português o sacerdote espanhol José María Gil Tamayo, consultor do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (Santa Sé), escreve que este evento vai transformar Madrid “no centro juvenil de toda a Igreja Católica”.

“Os números deste encontro são já tão excecionais, na sua dimensão, que mesmo do ponto de vista humano fazem com que este acontecimento seja ‘magno’, por si só, e situam-no na primeira linha de todos os eventos mundiais”, destaca.

Parte dos mais de 400 mil inscritos para as JMJ vão participar nas chamadas ‘pré-jornadas’, promovidas por dioceses espanholas, congregações religiosas ou movimentos católicas, numa dinâmica que passa também por Portugal, destaca a nota da Agência Ecclesia.

O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), Pe. Pablo Lima, assinala no texto que enviou para a MissãoPress (imprensa missionária de Portugal) que as JMJ “não são um grande woodstock [célebre festival realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, nos EUA] católico, mas uma verdadeira experiência de anúncio de Jesus Cristo aos crentes e aos não-crentes”.

A Espanha é o primeiro país a organizar pela segunda vez as JMJ, que em 1989 as mesmas tiveram lugar em Santiago de Compostela, cujo bispo neste então era o atual cardeal Arcebispo de Madri, Dom António Rouco.

25 anos depois de sua criação, por João Paulo II, as Jornadas chegam, na sua edição 2011, ao mundo virtual. Segundo destaca o perito Fernando Cassola Marques responsável pela rubrica ‘multimidia’ no semanário Agência Ecclesia, “desde a página oficial que se encontra disponível em mais de 13 idiomas”, à presença nas principais redes sociais, “todo o processo de comunicação e divulgação das JMJ foi muito bem estruturado”.

As JMJ deste ano também poderão ser acompanhadas através de uma rádio (radio.madrid11.com) e de televisão (tv.madrid11.com) na internet.