O Pe. Luis Garza renunciou ao seu cargo de Vigário Geral e Conselheiro Geral da Legião de Cristo para assumir a direção do novo "Território da América do Norte" que será erigido em agosto, unindo os territórios de Nova Iorque e Atlanta.

Conforme informa um comunicado da Legião de Cristo divulgado nesta sexta feira 15 de julho, a decisão foi aceita pelo Diretor Geral, Pe. Álvaro Corcuera, com o consentimento do Delegado Pontifício, Cardeal Velasio De Paolis.

Com a unificação dos dois territórios, assinala o texto, espera-se obter "a consolidação dos centros e apostolados" que permitam "enfrentar melhor os desafios da Legião de Cristo" nos Estados Unidos e no Canadá.

O comunicado assinala ademais que "o Pe. Álvaro Corcuera informou, ademais, que o cardo de vigário geral permanecerá vacante até a próxima nomeação de um substituto do Pe. Luis Garza".

O Pe. John Connor, até agora diretor territorial de Atlanta, foi nomeado capelão do Lumen Institute e voltará a colaborar na arrecadação de fundos como fazia antes de ser diretor territorial de Atlanta.

Enquanto que o Pe. Julio Martí, até o momento diretor territorial de Nova Iorque, receberá sua nova missão mais adiante. Ambos ajudarão de perto o Pe. Luis Garza durante o período de transição.

Ao final do mês de junho, o Pe. Luis Garza concedeu uma entrevista à agência ACI Prensa em Roma na qual manifestou que as novas autoridades da Legião seriam renovadas no próximo capítulo geral que poderia ser realizado no ano 2013, no melhor dos casos.

A notícia de hoje se dá quando o Vaticano revisa o propósito e constituição da Legião, processo liderado pelo Cardeal De Paolis, que foi designado Delegado Pontifício pelo Papa Bento XVI.

Logo depois de conhecer a dupla vida moral do fundador da congregação da Legião de Cristo, Pe. Marcial Maciel, a Santa Sé determinou uma visita apostólica realizada por cinco bispos nomeados pelo Papa entre julho de 2009 e março de 2010.

Completada a visita, o Papa nomeou o então Arcebispo de Paolis com potestades de superior geral.

O Pe. Garza nasceu em Monterrey, México. Ingressou na Legião de Cristo em 1978, foi ordenado sacerdote em 1985 e foi Vigário Geral da mesma desde 1992. Seus críticos afirmam que ele devia conhecer a vida dupla de Maciel, uma afirmação que ele sempre negou.

O Pe. Luis Garza assumirá seu cargo posto no dia 1 de agosto.