Os Museus do Estado de San Marino inaugurarão no dia 20 de agosto a exposição "O homem, o rosto, o mistério", com obras pertencentes aos Museus Vaticanos, e entre as quais se encontram os "Retratos de Pedro e Paulo", do século V considerados entre os mais antigos do mundo.

Em uma nota difundida pela Rádio Vaticano, os responsáveis pela exposição explicaram que esta documentará "como os artistas, desde os gregos e romanos, até os contemporâneos representaram as facções de homens e mulheres, tentando revelar através do rosto também o ânimo que constitui, junto aos traços somáticos, a identidade de cada um".

Eles indicaram que no caso do rosto humano, esta tentativa se caracterizou pela imitação de deuses ou heróis clássicos, "até um momento crucial da história quando se encontra o ‘modelo’ por excelência: Cristo que revela, com seu rosto, o rosto do Pai, o Deus criador".

"A partir de então, o drama do ser humano, como documentam também as artes figurativas, centra-se na aceitação ou no rechaço desse reconhecimento", afirmou o comunicado difundido neste 14 de julho.

Entre as obras que poderão ser apreciadas estão a "Cabeça de Ateneu", original grego do século V A.C; os "Retratos de Flavio Juliano e de sua mulher Simplicia Rustica", realizados em mosaico no século IV; o "Busto de Trajano"; a pintura do "Cristo que abençoa", do século XII; e o mosaico do "Retrato de São Lucas", que decorava a fachada da basílica vaticana na Idade Média.