Segundo o comunicado transmitido este 15 de julho pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Conselho de Administração da Fundação Populorum progressio terá sua reunião anual entre os dias 19 e 22 de Julho no Mosteiro da Transfiguração de Castanhal, perto da cidade de Belém do Pará, no Brasil e contará com a presença do Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, o Cardeal Robert Sarah.

Este ano será a primeira reunião do Conselho juntamente seu novo Presidente da Fundação, o Card. Sarah.

A fundação está confiada desde sua fundação em 1992, ao Pontifício Conselho Cor Unum e reunirá os Prelados membros deste conselho para deliberar o financiamento de projetos a favor das comunidades.

O comunicado indica também que estarão presentes os seguintes bispos: “Sua Em.cia o Card. Juan Sandoval Íñiguez, Arcebispo de Guadalajara, México e Presidente do Conselho; Sua Ex.cia Dom Edmundo Luis Flavio Abastoflor Montero, Arcebispo de La Paz, Bolívia; Sua Ex.cia Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará, Brasil; Sua Ex.cia Dom Antonio Arregui Yarza, Arcebispo de Guayaquil, Equador, Sua Ex.cia Dom José Luis Astigarraga Lizarralde, Vigário Apostólico de Yurimaguas, Peru; Sua Ex.cia Dom Óscar Urbina Ortega, Arcebispo de Villavicencio, Colômbia” e Mons. Segundo Tejado Muñoz, Representante do Pontifício Conselho Cor Unum.

O Conselho de Administração da Fundação tradicionalmente celebra a própria reunião anual num país da América Latina para conhecer melhor as suas realidades e para divulgar as atividades da Fundação nas Igrejas particulares.

A Fundação recebe fundos do Comitê de Apoio Terceiro Mundo, da Conferência Episcopal Italiana, recorda também o comunicado.

Segundo o comunicado aparecido hoje no Boletim da Sala de Imprensa da Sé Apostólica, posto que o acontecimento se realiza no Brasil, “às camadas de população que vivem em condições de maior pobreza”.

“Além disso, terão particular relevância as indicações pastorais já acolhidas pela Fundação e provenientes do Documento conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, encontro de grande importância eclesial para o "Continente da Esperança", como definiu Paulo VI a América Latina, realizada em Aparecida em 2007”, afirma o comunicado.

Este ano foram apresentados 216 projetos num valor de US$ 2.980.470 da parte de 19 países, assinala também o texto do comunicado.

Como de costume, as nações mais "ativas" na apresentação dos projetos foram: Colômbia (50), Brasil (43), Peru (23), Equador (18) e El Salvador (13), seguidos por: Haiti (12), Guatemala (10), Argentina (8), Bolívia (8), Paraguai (6), Chile (5), Cuba (5), Costa Rica (3), México (3), Venezuela (3), Nicarágua (2), República Dominicana (2) Honduras (1) e Uruguai (1).

“Espera-se que submetam projetos também aqueles países nos quais vivem comunidades indígenas em situações de marginalização particularmente difícil, nas periferias das grandes metrópoles latino-americanas, assim como em zonas de difícil acesso e lugares onde se chega com mais dificuldade”.

“Essas iniciativas serviram para responder às necessidades em vários setores: produção (agricultura e criação de gado, artesanato, microempresas); infraestruturas comunitárias (água potável, latrinas, salões comunitários); educação (formação, equipamento escolar, publicações); saúde (campanhas de prevenção, equipamento médico para consultórios); construção civil (centros educativos e de saúde)”, conclui o comunicado.

O Comunicado completo pode ser lido em português através do Portal Canção Nova Notícias em:
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=282643