Segundo a informação divulgada pela CNBB, as arquidioceses de Aparecida e Belo Horizonte, junto com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), assinaram no início da semana um protocolo para dar início ao projeto “Caminho Religioso da Estrada Real: de Padroeira a Padroeira” que ligará os Santuários Nossa Senhora Aparecida (em São Paulo) e Nossa Senhora da Piedade (Minas Gerais).

A rota entre os dois Santuários prevê a instituição de um roteiro integrado de turismo religioso, destinado à peregrinação e meditação, com conceito e sinalização turística indicativa, baseados no Caminho de Santiago de Compostela, na Europa.

Em total, serão 600 km de percurso, passando por 86 municípios de Minas e São Paulo.

O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou a força da religiosidade mineira, lembrando que, dos dez milhões de romeiros que vão anualmente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, quase a metade parte de Minas Gerais. Além da comum a devoção mariana, o arcebispo lembrou que os santuários da Padroeira de Minas e da Padroeira do Brasil partilham vínculos históricos.

Conforme explica Dom Walmor, o primeiro arcebispo de Aparecida (SP) e responsável por iniciar a construção do Santuário da Padroeira do Brasil, o cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota (1890-1982), era mineiro e antes de ir para São Paulo foi capelão do Santuário Nossa Senhora da Piedade.
O arcebispo recordou que o cardeal Mota sempre visitava Minas e o Santuário da Padroeira do estado, no alto da Serra da Piedade.

“O Caminho Religioso será uma força religiosa, cultural e educativa. Tenho certeza que colocará Minas em um lugar ainda mais marcante no cenário nacional", concluiu Dom Azevedo.

Em nota divulgada pelo Portal A12 este 15 de julho, o secretario de Estado de Turismo de Minas, Agostinho Patrus Filho, lembrou que tanto o Santuário de Aparecida quanto o Santuário Nossa Senhora da Piedade são locais de peregrinação destacando que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países que mais enviam turistas à Santiago de Compostela e que o Caminho Religioso será reflexo da riqueza de Minas Gerais.

A expectativa é que o Caminho Religioso comece a ser implantado em 2012, num prazo de seis meses.