A fim de colaborar para a formação de leigos inseridos no mundo da política a Conferência Naciona de Bispos do Brasil, CNBB, lançou nesta segunda feira, dia 21, o  Centro Nacional Fé e Política Dom Helder Câmara.

Segundo o Cardeal Geraldo Majella Agnelo, presidente da CNBB, «o Centro pretende contribuir para o exercício da política, que é uma forma sublime do exercício da caridade». Para isso, o centro pretende oferecer cursos, organizar seminários, encontros e simpósios, além de estabelecer uma rede de assessores e realizar publicações. «O Centro é um sonho antigo que hoje se concretiza», afirma Dom Geraldo Majella.

Personalidades políticas e membros de pastorais sociais e de escolas de fé e política estiveram presentes no evento e expressaram seu intusiasmo pela criação deste Centro.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

No final da cerimônia  de lançamento, Dom Geraldo Majella falou sobre a base teórica do centro, o Compêndio de Doutrina Social da Igreja, que ainda não tem versão em português. «Em breve, a tradução será lançada e, sem dúvida, será uma grande referência para todos nós e para o Centro que acabamos de lançar», disse.

O Centro é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob a coordenação da Comissão Episcopal para o Laicato.

A idéia de criar um centro nacional busca atender ao chamado do Papa João Paulo II que, na Exortação Christifidelis Laici, após o Sínodo sobre os Leigos, pede que a formação dos leigos e leigas seja prioridade nas igrejas locais.