O Bispo de Montería (Colômbia), Dom Julio César Vidal, afirmou que sete grupos criminosos, formados por cerca de cinco mil homens, estariam dispostos a entregar-se à justiça.

Conforme informou esta sexta-feira o jornal El Universal, o Prelado afirmou que os membros destes grupos não estão pedindo indultos, mas aspiram a uma oferta de penas. "Não é o mesmo ser capturado que entregar-se e colaborar com a justiça", assinalou.

Dom Vidal recordou que esta aproximação começou há dois anos quando recebeu uma primeira mensagem do grupo Los Rastrojos e logo depois dos grupos Los Urabeños e Águilas negras. O Prelado disse dias atrás que estas pessoas estariam dispostas a entregar armas e colaborar com informação sobre os cultivos de drogas e as rotas que usa o narcotráfico.

Entretanto, a governadora de Córdoba, Marta Sáenz, mostrou-se cética sobre uma possível entrega. "Deus queira que eu esteja equivocada, mas a preço de quê eles querem entregar-se", interrougou.

Por sua parte, o presidente colombiano Juan Manuel Santos disse que "quanto a eventuais aproximações com os grupos criminosos, reitero o que disse a Dom Vidal: Se estes bandos querem submeter-se à Justiça, que sejam bem-vindos, e estaremos dispostos a facilitar esta rendição".

No entanto, a Procuradoria Geral indicou que se eles se entregam não se aplicará a estes grupos o princípio de oportunidade, e que tudo será regido de acordo às leis vigentes.