O Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Rubén Salazar Gómez, reiterou o chamado ao diálogo e pediu às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), "desmobilizar-se e entrar na construção da paz".

"Os motivos que há 40 anos levaram à rebelião armada foram desaparecendo; sobre tudo como resultado da constituição de 1991 abriu-se no país muitos mais espaços de participação cidadã e portanto existem as possibilidades de uma sociedade nova para que em nossa pátria se alcance a paz sem a necessidade de recorrer à violência da rebelião armada. Eu acredito que essa revolução armada não tem nenhuma justificação e portanto tem que cessar", afirmou na segunda-feira durante a abertura da 91 Assembléia Plenária da CEC.

Dom Salazar disse que a mensagem da Igreja segue sendo que "cesse o conflito (...). Acredito que a Colômbia evoluiu nos últimos anos o suficiente para que haja um verdadeiro acordo, um diálogo, que todos participem verdadeiramente na construção de um país melhor".

O Prelado assinalou que a guerra "só traz destruição e morte (...). portanto terei que promover a entrega de todos estes grupos para iniciar com eles todo um processo de paz".