O Programa “Por Hoje Não” (PHN) foi criado há 13 anos e já resgatou milhares de jovens das drogas, do alcoolismo e de outros vícios, este ano, a comunidade Canção Nova, com sede na cidade de Cachoeira Paulista/SP (Vale do Paraíba), espera receber mais de 100 mil jovens de todas as regiões do país e de outros países para o 13º acampamento PHN, criado pelo missionário Francisco José dos Santos, conhecido no meio católico como Dunga.

A 13ª edição do acampamento “Por Hoje Não”, terá por tema: “O Amor jamais acabará”, e se desenvolve entre os dias 13 e 17 de julho.

O evento deste ano vai contar com 11 pregações, missas, grupos de oração, 9 shows no palco principal e 12 no palco alternativo, 4 workshops sobre prevenção do uso de drogas, encontro com twitteiros e torpedeirios, recitação do terço, e uma atração especial: o Circo “Alegrai-vos”, de Pernambuco, que fará espetáculos todos os dias unindo entretenimento e evangelização.

A trupe do circo é composta por mais de 20 artistas entre malabaristas, mágico e palhaços. Ao final de cada espetáculo haverá um testemunho ou uma apresentação musical.

O PHN surgiu com a proposta de se viver e se programar apenas para o dia de hoje, metodologia semelhante à dos Alcoólicos Anônimos (AA), na que a superação de doenças e vícios está na busca por viver de maneira saudável o momento presente, sem alimentar comportamentos obsessivos ou destrutivos.

“A geração PHN vive o dia de hoje e adota como lema, só por hoje não vou beber, por hoje não vou usar drogas, por hoje não vou me maltratar”, enfatiza o idealizador do PHN e missionário da Canção Nova, Dunga.

Para Dunga, a chave do sucesso é que o jovem compreende que sua fraqueza pode se transformar em um degrau para superação de seus problemas. “As novas amizades que surgem nos encontros e reuniões que promovemos o ajudam a se manter fiel ao desafio de mirar a santidade. O PHN é um novo horizonte que buscamos proporcionar àqueles que desejam alcançar seus sonhos”, afirma.

Apesar de ter apenas 36 mil habitantes, Cachoeira Paulista conta com uma rede de pousadas para receber os milhares de peregrinos que visitam a Canção Nova todos os anos. Para o PHN, entretanto, a expectativa é que os jovens lotem as áreas de camping da comunidade, com capacidade para seis mil barracas e 10 mil pessoas, bem como uma pousada interna.

A origem do PHN
Em 1983, o jovem Dunga passava por um período turbulento por conta do uso de drogas e álcool. No fundo do poço, viu sua vida mudar quando encontrou um grupo de oração católico.

Muitos anos depois, casado e missionário, Dunga era o apresentador e produtor do programa Resgate Já, da TV Canção Nova, que mostrava o trabalho da Igreja Católica em favor de presidiários, na antiga Febem e em casas de apoio a portadores de HIV. “Vi no que a minha vida poderia ter se tornado se não tivesse me esbarrado com Deus naquele grupo de oração e me senti impulsionado a fazer algo pela juventude”, recorda.

Hoje, Dunga é apresentador do programa PHN às terças-feiras na TV Canção Nova e locutor do programa Geração PHN pela Rádio Canção Nova.

Além disso, o PHN também já foi realizado em outros 22 países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Alemanha, Portugal, Itália, Japão, Inglaterra, Paraguai, Chile, Turquia, Grécia, Austrália.
Com a consolidação do encontro nacional e a multiplicação dos eventos regionais e internacionais, o PHN se transformou em um programa de TV, transmitido ao vivo semanalmente pela TV Canção Nova, que reúne artes, esportes, música e reflexão de temas pertinentes para a juventude.

O Acampamento também contará com a presença de Dom Eduardo Pinheiro, responsável pelo Setor Juventude da CNBB entre outros bispos e sacerdotes que estarão presentes com os jovens nesta edição do acampamento.

Para ver a programação completa do evento visite o site: www.cancaonova.com/eventos