O católico Akram Gill, quem até anteontem era o ministro federal para as minorias religiosas no Paquistão, expressou sua confiança que o Governo não abandonará estes grupos logo depois da dissolução do ministério e o anúncio oficial de um novo departamento federal para a custódia destes grupos minoritários feito pelo primeiro ministro Raza Gilani no dia 2 deste mês. Paul Bhatti, irmão do ministro católico assassinado Shabhaz Bhatti expressou o mesmo desejo.

Em declarações difundidas esta sexta-feira pela agência Fides, Gill explicou que a dissolução do Ministério Federal para as Minorias Religiosas não podia ser evitada porque formava parte de um processo aprovado pelo Parlamento para eliminar alguns ministérios.

Segundo fontes da Agência Fides, “o primeiro-ministro do Paquistão, Yousaf Raza Gilani, encontrou-se em Islamabad no dia 02 de julho com uma delegação de representantes das minorias religiosas do Paquistão e anunciou oficialmente a criação iminente de um novo departamento federal que vai cuidar das minorias religiosas no país”.

O encontro foi realizado num clima cordial e solidário, em que o primeiro-ministro procurou dissipar as dúvidas, perplexidades e preocupações dos líderes das minorias, após a abolição do ministério federal dedicado a eles.

Segundo assinala a nota de Fides, o premiê Raza Gilani disse que "o governo leva muito a sério as questões relacionadas com as minorias religiosas e as relativas ao avanço das condições das mulheres no Paquistão", anunciando a criação de um novo departamento federal que continuará a abordar, entre outras coisas, os negócios das minorias.

Uma vez que esteja em pleno funcionamento, o novo departamento federal realizará "o trabalho de tutela, promoção e desenvolvimento das minorias religiosas” e “será mais forte do que antes", assinalou Gilani.

Os líderes cristãos e hinduístas apresentaram ao primeiro-ministro os pedidos sobre problemas de caráter local, imediatamente aceitos. Presente na reunião em Islamabad, esteve Paul Bhatti, irmão do falecido ministro Shabhaz Bhatti e Assessor Especial do Primeiro-Ministro para os Assuntos das Minorias, expressou satisfação e bons desejos para o futuro trabalho em favor das minorias religiosas do Paquistão.