O Papa Bento XVI expressou através de um telegrama suas condolências pelo falecimento, aos 75 anos de idade, do Cardeal alemão Georg Maximilian Sterzinsky, Arcebispo Emérito de Berlim, ocorrido na madrugada do dia 30 junho.

O Cardeal, afetado por uma grave enfermidade, renunciou a seu cargo no último dia 24 de fevereiro. Ele teve que ser operado em distintas ocasiões e pouco a pouco sua saúde foi se agravando.  

Dom Sterzinsky nasceu no dia 9 de fevereiro de 1936 em Warlack (Alemanha). Foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1960. Recebeu a ordenação episcopal em 9 de setembro de 1989 para estar à frente de uma diocese da Alemanha e aonde foi, em 1994, designado Arcebispo de Berlim. Foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II em 28 de junho de 1991.

Em seu telegrama enviado ao Bispo Auxiliar e Administrador Apostólico de Berlim, Dom Matthias Heinrich, o Papa Bento XVI manifestou que "com tristeza recebi a notícia do retorno à Casa do Pai do reverendíssimo Cardeal Georg Sterzinsky. Deus o Senhor chamou a si o seu fiel servidor logo depois de uma longa e penosa enfermidade, que ele suportou com paciência e devota confiança".

"Com sincera participação me um a vós, ao clero e aos fiéis da Arquidiocese de Berlim nas orações pelo falecido Pastor", acrescentou.

O Papa recordou logo que o Cardeal Sterzinsky "teve a tarefa de guiar a Arquidiocese, então dividida politicamente, no período da queda do muro e da reunificação da Alemanha e, assim que Bispo de todos, de uni-la. Então sua obra esteve ao serviço da reconciliação".

Bento XVI escreveu também que para o falecido Cardeal estas tarefas "foram uma grande instância para estar presente para os sem pátria, os prófugos e os migrantes e dar-lhes uma pátria na família da Igreja e através dela".

Finalmente invocou para o falecido Cardeal os bens eternos e outorgou sua bênção apostólica "a todos os que choram o Cardeal Sterzinsky e rezam por sua salvação eterna".